O que Davi nos ensina no Salmo 51 sobre oração?

No Salmo 51 vemos uma linda oração de Davi após ser confrontado por Deus.

Davi foi ungido como Rei diante de Israel. Antes mesmo de ser Rei ele enfrentou Golias e era muito corajoso. Foi vencedor de várias batalhas. Embora conhecido como um homem segundo o coração de Deus, ele cometeu pecados.

Quando o profeta Natan confrontou Davi, ele confessou e se arrependeu, fez uma oração pedindo misericórdia e perdão, que é o Salmo 51.

Davi não apresenta nenhum mérito diante de Deus, não faz uma oração alegando que era Rei, também não faz um clamor apresentando suas obras, mas sim reconhece que ele não era digno.

Davi confessa suas fraquezas diante de Deus e nos ensina que diante da disciplina de Deus o caminho não é negar, nem tentar justificar, mas se humilhar.

Ele ora simplesmente no amor do Senhor, ele não tentou fazer como Adão e Eva em tentar explicar seus pecados, mas sim os reconheceu e suplicou pela misericórdia do Senhor com todo o seu coração. A oração de Davi é de quem realmente se arrependeu e realmente confia no Senhor.

A pessoa que nasceu de novo, reconhece os seus pecados, não tenta camuflar, e nem tenta diminuir a gravidade, na verdade faz como o Salmista, pede para ser lavado e purificado do seu pecado, pede ajuda a Deus reconhecendo que não podes mentir ou esconder os pecados, pois Deus está no comando de tudo.

Às vezes tentamos justificar o nosso pecado ou nossas mentiras, não podemos fazer isso! Devemos reconhecer e assumir quem nós somos de fato: pecadores, falhos, contudo, pela obra redentora de Cristo somos livres!

Necessitamos aprender com Davi e aceitar quando Deus nos corrige. Somente aqueles que possuem um coração humilde e fiel à Deus, são capazes disto.

Davi entende e a Palavra nos ensina que todo pecado é contra Deus, que o pecado é uma afronta a Deus.

Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. ” Sl 51.4

Embora o pecado dele envolvia outras pessoas ele reconhece que antes de mais nada ele tinha pecado contra Deus, ao mesmo tempo que reconhece o Senhor como justo e puro, totalmente digno de julgar.

“Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. ” Sl 51.5

Davi faz uma referência ao pecado original dizendo que desde do seu nascimento é pecador, ele reconhece que por causa do pecado de Adão, o ser humano nasce afetado em todas as suas faculdades, o que chamamos de depravação total. Em outras palavras que todas as áreas da vida de um homem são afetadas pelo pecado.

Podemos perceber neste versículo que o homem é movido por sentimentos pecaminosos desde o nascimento, tendo uma natureza contrária a Deus, fruto desta natureza caída.

***Essa natureza só pode ser controlada mediante a plenitude do Espírito Santo na vida daquele que nasceu de novo, ou seja, que foi regenerado.

Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. ” Sl 51.6

Podemos aprender que o Senhor está estabelecendo a verdade no íntimo de Davi, assim como ele faz na vida dos seus filhos e por esta razão Ele não permite que o pecado de Davi fique oculto. E Davi pede para ser limpo com hissopo (v.7).

Hissopo: pequeno arbusto usado na cerimônia de purificação, com os seus ramos era espargido sangue nos sacrifícios.

O desejo de Davi ali deve ser o mesmo do que o nosso, de ser Santo no Senhor, por meio da purificação que vem dele. (Um dos Atributos de Deus que são comunicáveis ao homem, é a Santidade)

Ele deseja o jubilo e a alegria que depende apenas do Senhor. Uma alegria que vem na vida daquele que é regenerado e vivificado pelo Senhor.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. (1 Pe 1:3,23)

Tendo em mente que somente a purificação e o perdão de Deus podem trazer a alegria da Salvação, Davi busca pedindo para Deus esconder o rosto dos seus pecados, ele suplica a Deus por um coração puro, para que o Espírito não lhe seja tirado.

Somente no Senhor alguém pode ser Santo e inabalável. Peça a Deus santidade, coração puro.

Com palavras de louvor, reconhece que Deus jamais rejeitará um coração arrependido e contristado.

Portanto um culto, a adoração é uma jornada na vida do cristão. Ore, clame para que ELE opere na sua vida. Confesse seus pecados, reconheça sua incapacidade, aprendamos com Davi que o homem não pode resolver seus pecados sozinho.

Você pode ser restaurado e renovado hoje. O que é necessário da sua parte é apenas aceitar o evangelho e crer nessa palavra.

Sola Scriptura – Somente a Escritura!
Flavio Franco

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *